O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do seu contacto associado à página do Facebook- Serviço de Investigação Criminal de Angola- SIC e nos seus piquetes, tem estado a receber várias queixas de pessoas burladas mediante transferência via multicaixa-express, de valores das suas contas bancárias, depois de terem recebido instruções telefónicas para se dirigir à um ATM, lê-se numa nota do SIC enviada ao Na Mira do Crime.
Dentre as vítimas, diz a nota, algumas têm sido atraídas com uma promessa enganosa de oferta de um suposto prémio designado "Covid-19 OMS", kits de material de biossegurança e dinheiro.
Neste sentido, o SIC alerta que qualquer mensagem com este teor ou outro equiparado, com a indicação de um número de telefone para contacto, pode tratar-se efectivamente de uma acção para consumar o crime de Burla.
De acordo com a Investigação Criminal, muitos cidadãos têm sido vítimas de crimes de Burla por negócios via Internet, atraídos por baixos preços de determinados produtos, sem verificarem a idoneidade das empresas ou comerciantes que promovem a venda de tais produtos.