Sábado, 21 de Nov 2020 24ºC Luanda, Angola

Recentes

Empresa XTAGIARIOUS devolve o sorriso às crianças do Centro de Acolhimento El Betel David Mendes acusa generais de serem anticorpos da luta contra corrupção de João Lourenço Cazenga conta com nova esquadra de Polícia PGR no encalço de gestores públicos em Malanje

Gangues assombram o Cazenga: Jovem de 16 anos de idade esfaqueado até a morte durante rixa


Diniz vulgarmente conhecido por Descuna, adolescente de 16 anos de idade, morreu na sequência de rixa entre gangues, no município do Cazenga, distrito urbano do Kalawenda, na tarde de domingo, 29 do mês passado

Por: Domingos Miguel

O triste episódio aconteceu quando Descuna, membro do grupo  os “Palanca”, por iniciativa própria e em companhia de Lúcio-Py, decidiu ir até ao território de outro grupo rival, conhecido como os “60”.

Apercebendo-se da presença de Descuna em território proibido, um dos membros do 60 accionou os demais e, perseguiram os dois intrusos, tendo alcançado o Descuna.

 “Estávamos sobre efeito de drogas, e por canta disso ele ignorou os conselhos, ainda tentei o impedir de chegar ao território dos inimigos, mas insistentemente chegamos e fomos cercados, graças a Deus consegui sair, mas o Descuna não conseguiu, ainda assisti a lhe esfaquearem, corri em busca de apoios para conseguirmos levar ao hospital, mas não sobreviveu”, contou Lúcio-Py ao Na Mira do Crime.

De acordo com familiares da vítima, Descuna foi esfaqueado várias no pescoço, em plena luz dia.

“Quando lhe vimos no chão cheio de sangue, ainda corremos com ele até  ao Hospital Municipal do Cazenga, Somague, quando eram aproximadamente 16horas, o corpo cliíico em serviço lhe transferiu para o Hospital Américo Boavida. Mas no dia seguinte recebemos a informação que ele não resistiu aos ferimentos”, contaram.

Maria, mãe do malogrado,  inconsolada, clama por justiça.

O Na Mira do Crime numa ronda feita pela zona, conseguiu apurar, junto dos jovens que, Debelé e Heri-Straga, são apontados como sendo os principais autores do crime.

Cazenga está a ser tomado por grupos de bandidos  

Lutas entre gangs no município de Cazenga e um pouco por toda Luanda, tem crescido a uma ‘velocidade furiosa’ e instalam de forma vertiginosa o clima de instabilidade no seio das comunidades.

 Só para se ter uma ideia, no Distrito Urbano do Kalawenda, por exemplo, existem mais de 10 grupos de adolescente que se dedicam ao roubo e lutas, que em muitos casos custam vidas humanas.

“Os Mana Bela, Os B.R.A, Os Mingas, 7 Belas, A Tropa do Peixe, Os Tatotita, Os Safodinhas, OS Baixou Lá, Os Palanca, Os 60, Os Tambetas e tantos outros, são grupos conhecidos pela Polícia local, mas que nada fazem para os desmantelar”, acusam populares.

Os moradores da circunscrição são unanimes em dizer que, o fraco patrulhamento da 15ª e 16ª esquadras do Cazenga, têm promovido de forma abismal o crescimento de lutas entre gangues que, por um lado retira o sentimento de segurança aos moradores e por outro retira o poder de operacionalidade dos afectivos da Polícia Nacional.

 

 

Você pode partilhar este post!

Artigos Relacionados